Conheça o Freio ABS e Top Brake
Conheça o Freio ABS e Top Brake
2 de junho de 2017
Como Funciona o Freio de Mão?
Como funciona o freio de mão?
18 de junho de 2017
O Freio Pneumático e Seus Componentes

O Freio Pneumático e Seus Componentes

 O freio pneumático, também conhecido como freio a ar, é utilizado na linha pesada, pois esse sistema trabalha com muito mais potência e seu funcionamento é diferente dos freios de linha leve. Esse sistema atua com o auxílio do compressor de ar e um conjunto de válvulas, tubulações e reservatórios e bolsas de ar. Esses componentes trabalham levando o ar comprimido para os freios dianteiro e traseiro, para o freio de estacionamento e uma parte aos acessórios, como o freio motor e a buzina.

Os componentes desse sistema e a forma como cada um deles atua

O compressor comprime o ar que passa pelo elemento secador onde o filtro retém as impurezas, faz a secagem da umidade do ar e transfere para o regulador de pressão onde a válvula reguladora de pressão vai limitar a pressão, que, se houver excesso, expulsa para a atmosfera.

Em seguida, a pressão é enviada aos quatro circuitos pela válvula de proteção, que, em caso de problemas como vazamento, a válvula equaliza a pressão e retém uma quantidade de ar para os reservatórios, não deixando, então, que o veículo fique sem ar no sistema de freio.

Depois que o ar foi enviado pela válvula aos quatro circuitos que são os freios traseiros, freios dianteiros, freio de estacionamento e uma parte para acessórios, entra em ação a câmara de freio de estacionamento e serviço que abre as sapatas de freio para a parada do veículo.

Para ajudar em seu trabalho, essa câmara conta com o auxílio da válvula moduladora do freio de estacionamento, que libera ou bloqueia totalmente as rodas quando acionada, mais a válvula relé e a válvula de descarga rápida, que servem para agilizar o acionamento e a liberação das sapatas.

Por último, tem a válvula moduladora do freio de serviço que é o pedal, que serve para controlar os circuitos do freio.

Cuidados com o freio pneumático

O sistema de freio pneumático não se difere dos outros freios quando o assunto é sua revisão, que deve ser feita também de forma preventiva.

É preciso verificar a regulagem e folgas nas sapatas e é obrigatório fazer a drenagem nos reservatórios.

O filtro também precisa de atenção, pois o sistema não pode trabalhar com contaminações, principalmente a contaminação de óleo do motor, que pode vir do compressor.

As válvulas também apresentam problemas de vazamento ou entupimento que danificam o compressor, pois quando as válvulas entopem criam um material nas tubulações como uma espécie de verniz que impede a passagem do ar.

IMPORTANTE:

Não se deve puxar o freio de estacionamento antes que o veículo esteja completamente parado, pois pode causar a quebra na mola da câmara de freio, que afetará sua vida útil.

Caso precise substituir alguma peça do seu veículo, aproveite nossas ofertas e visite uma de nossas lojas!

Você pode gostar também de saber quando deve trocar a bateia do seu carro. Leia clicando AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *