Manutenção: Fique de olho nas velas do carro
Manutenção: Fique de olho nas velas do carro
25 de Maio de 2019
Como descobrir a amperagem da sua bateria?
28 de agosto de 2019

As pastilhas de freio são pequenas, mas importantes em todo sistema de freio a disco. Quando o motorista pisa no freio, essas duas pequenas peças geram uma força de atrito no disco, fazendo com que o carro perca aceleração.

Assim como acontece com diversas peças automotivas, as pastilhas de freio também geram dúvida para o motorista. Então vamos esclarecer alguns mitos e reforçar algumas verdades sobre elas para você não ter mais dúvidas. Confira.

1 – As pastilhas de freio não precisam ser trocadas

Mito.

Essa é uma peça com desgaste e, por isso, precisa sim ser trocada periodicamente. O tempo para instalar novas pastilhas vai depender do modelo do seu carro e da sua frequência de uso.

Geralmente a troca é indicada com 20 mil quilômetros, mas se você não usa frequentemente o freio, essa distância pode dobrar.

Para que não haja riscos, indicamos a verificação das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.

LEIA TAMBÉM: O que você precisa saber sobre pastilhas de freio

2 – As pastilhas não estão em todas as rodas

Verdade.

Os carros fabricados no Brasil, geralmente, vêm com pastilhas de freio apenas nas rodas dianteiras. É aqui que está o sistema de freio a disco também.

3 – As pastilhas dianteiras desgastam mais rapidamente

Mito e Verdade.

Quando o carro possui pastilhas de freio nas quatro rodas, o desgaste é, de fato, maior nas rodas dianteiras. Isso acontece porque as rodas da frente são responsáveis por desacelerar o veículo, enquanto as rodas traseiras trazem a estabilidade que a frenagem precisa.

Por outro lado, a afirmação desse tópico se torna um mito quando percebemos que as pastilhas traseiras são menores do que as dianteiras. Portanto, o desgaste acontece quase que na mesma proporção de tempo.

4 – Não dá para notar a hora certa de trocar as pastilhas do freio

Mito.

Você perceberá sim uma mudança na frenagem do seu carro. O primeiro sinal é o tempo de desaceleração, que fica maior. Também sentirá uma certa dificuldade de frear o carro, precisando colocar mais força no pedal.

Outro sinal é um ruído um pouco agudo que surge quando as pastilhas estão desgastadas. Sempre que você pisa no freio, ouvirá esse ruído, que aumenta à medida que a peça desgasta mais.

Esse último sinal é um dos que mais precisam da sua atenção. Quando há ruídos, significa que a plaqueta do freio está em atrito com o disco. Isso significa que além das pastilhas, o disco do freio pode ser danificado, comprometendo todo o sistema do veículo.

5 – É necessário trocar o disco sempre que fizer a troca das pastilhas

Mito.

Isso não é uma frequência, mas pode acontecer. Lembra do exemplo que deixamos no tópico acima? É exatamente nestas ocasiões que o disco precisará ser trocado. Do contrário, você pode substituir apenas as pastilhas do freio para ter o sistema funcionamento bem novamente.

Tiramos algumas dúvidas sobre pastilhas de freio? Ainda tem alguma questão que não foi respondida neste post? Deixe sua pergunta nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *