Problemas no câmbio automático? Saiba identificar!

Como escolher o pneu certo na hora da compra?
Como escolher o pneu certo na hora da compra?
18 de dezembro de 2017
Carro 1.0 é mais econômico?
Carro 1.0 é mais econômico? Mito ou Verdade?
27 de dezembro de 2017
Problemas no câmbio automático? Saiba identificá-los!

Problemas no câmbio automático? Saiba identificá-los!

Há algum tempo o câmbio automático deixou de ser um item de luxo para fazer parte do dia a dia de muitos proprietários de carros no Brasil, mas mesmo com a popularidade e a chegada de novas tecnologias, ainda existe um fantasma que perturba a mente de muitos brasileiros: o câmbio automático quebra muito fácil. Será mesmo?

Não é bem por aí, mas de qualquer forma, vamos criar um cenário pensando na pior das hipóteses para te ajudar a identificar os primeiros sinais de que o seu câmbio automático pode estar com algum problema.

Para entender como, continue acompanhando esse post e aprenda algumas dicas valiosas para evitar um grande prejuízo.

Afinal, o câmbio automático quebra com facilidade?

Na verdade todo e qualquer tipo de câmbio, seja ele manual ou automático, quebra. Infelizmente ainda não foi inventado um sistema mecânico que, mais cedo ou mais tarde, não vá quebrar.

O que pode antecipar a quebra é a má utilização do câmbio, por isso é importante conhecer um pouco sobre como funciona a transmissão do seu carro.
Assim você poderá fazer um bom uso e aumentar a vida útil de todo o sistema de transmissão do seu veículo.

No caso específico do câmbio automático, o ideal é que você se familiarize com as novas nomenclaturas dando uma boa lida no manual do veículo.

Além disso, é muito importante seguir todas as orientações do manual como por exemplo pisar no freio, para liberar o engate, antes de dar a partida no motor, para só aí mudar o câmbio da posição P (Parking) de estacionamento para a posição D (Driver) dirigir ou mesmo para engatar a ré, que requer um cuidado especial.

O carro deve estar totalmente parado e para acionar a ré, indicado no câmbio pela letra R, é preciso que você aperte o botão que trava o sistema de segurança e evita que a ré seja acionada acidentalmente. Esse botão que trava a ré, geralmente é vermelho e fica no próprio câmbio.

Seguindo as orientações de uso do manual do veículo e respeitando os períodos de manutenção, como troca do fluído de freios, também indicado no manual do seu carro, você vai conseguir evitar quebras e prejuízos.
Isso vale tanto para câmbios automáticos como para manuais.

Problemas no câmbio automático? Saiba identificá-los!

Abaixo segue uma lista com algumas dicas de como identificar algum eventual problema no seu câmbio automático.

– O câmbio dá trancos durante a troca de marcha ou quando o carro para;
– O câmbio fica “patinando” enquanto está em uso;
– O conversor de torque faz barulhos ou ruídos fora do comum;
– Começa a vazar o óleo do câmbio automático;
– O painel acende a luz de anormalidade do câmbio automático;
– O câmbio para de responder e não muda de marcha

Caso seu carro apresente algum desses problemas, procure imediatamente uma oficina de sua confiança, acione o seguro ou busque pelo posto de combustível mais próximo, se estiver na estrada, eles poderão te indicar um local para fazer um atendimento emergencial.

Outra dica é: continue acompanhando os conteúdos do blog e fique por dentro de tudo que está relacionado com a manutenção de veículos.

37 Comentários

  1. Eduardo disse:

    Valew a dica. Obrigado.

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Eduardo. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  2. Bartolomeu disse:

    Ótimas dicas, me ajudou muito, como sempre.
    Valeu muito obrigado

  3. JOAO SILVA DOS SANTOS disse:

    João Silva valeu a dica obrigado

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, João. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  4. Adriano disse:

    Bom dia, comprei um focus hatch 2.0 2009 G2 automatico a pouco tempo e ja aconteceu de quando parei a alavanca nao saia do D e acabei desligando o carro para tentar solucionar e continuou emperrado, ai abri o compartimento proximo a alavanca e apertei para soltar a manopla mais mesmo assim ficou duro de mover mas consegui , o que teria gerado esse travamento na alavanca?

    • Marketing disse:

      Olá Adriano, boa tarde. Tudo bem? Não podemos fazer o diagnóstico sem contato com o carro. Sugerimos que procure um mecânico de sua confiança para que possa ter um diagnóstico preciso e não comprometer a sua segurança e da sua família.

  5. Marcelo disse:

    Boa tarde . Meu laguna 3.0 v6, motor 7LX apresentou falhas de indexaçao. agora deu falha na unidade automatica e nao anda. oleo de cambio normal. vcs podem me orientar por favor

    • Marketing disse:

      Olá Marcelo, agradecemos pela confiança. Mas não podemos dá diagnóstico sem averiguar o veículo. Sugerimos que leve imediatamente seu carro a um mecânico de confiança para evitar maiores prejuízos e, principalmente, comprometer a segurança da sua família.

  6. Marcos disse:

    Tenho um Nissan Sentra e aconteceu exatamente o q foi descrito no último item…o câmbio parou de responder e não trocava mais as marchas…o q pode ter acarretado isso?

    • Marketing disse:

      Oi Marcos, sugerimos que leve ao seu mecânico de confiança o quanto antes, para evitar maiores problemas que comprometam a sua segurança e da sua família. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  7. Cláudio disse:

    O meu não está passando a marcha, e quando jogo para o manual aparece M7 ?? E DERREPENTE fica bom e passa tudo normal 🤔

    • Marketing disse:

      Oi Cláudio, sugerimos que o leve a um mecânico de sua confiança o quanto antes, pois pode surgir um problema que comprometa sua segurança e de sua família. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  8. Eduardo disse:

    Tenho um Astra 2010 automático, parado há dois anos, pois está com o motor fundido e, além disso, em função de uma enchente (mesmo com o carro parado e na garagem) está com sua parte mecânica inteiramente comprometida, devido ao segundo evento ocorrido. O que é preciso fazer para remover o carro do local?

    • Marketing disse:

      Oi Eduardo, tudo bem? Não podemos fazer essa análise sem contato com o carro. Sugerimos que procure um mecânico de sua confiança para que possa ter um diagnóstico preciso e não comprometer a sua segurança e da sua família.

  9. Paulo Lima disse:

    Bom dia! Tenho um kia soul automatico, as vezes engata a marcha mas ele só acelera e não anda. E tb acendeu a lus da injeção no painel, Alguém poderia me ajudara?

    • Marketing disse:

      Oi Paulo, tudo bem? Não podemos fazer essa análise sem contato com o carro. Sugerimos que procure um mecânico de sua confiança para que possa ter um diagnóstico preciso e não comprometer a sua segurança e da sua família.

  10. Alessandro franco disse:

    Tenho um omega 2009 e o carro nao anda quando acelera…ai desligo e ligo e ando uns 100 metros e tenho q desligar e ligar novamente…a marcha nao passa parece teve q esta em neutro mas esta drive ..

    • Marketing disse:

      Oi Alessandro, tudo bem? Não podemos fazer essa análise sem contato com o carro. Sugerimos que procure um mecânico de sua confiança para que possa ter um diagnóstico preciso e não comprometer a sua segurança e da sua família.

      • Talita disse:

        Bom dia Alessandro, tenho um Omega 2007/2008 e está com o mesmo problema que o seu, você já levou no mecanico pra ver o que é?
        Deu esse problema ontem, estou até com receio de levar no mecanico 🙁

  11. Marlon disse:

    Meu câmbio funciona normalmente em exceção na ré. Ela engata mais não arranca.
    Percebo que o giro não passa de 1800 rpm.
    Porém sem colocar as alavancas no neutro volta ao normal o giro dos rpm.
    O veículo é um cherokee 2000 4×4

  12. beto disse:

    meu cambio vazou o olio eu troquei a juta do carter agora o cambio nao traciona

  13. Luiz Livio disse:

    Boa Noite. Tenho uma Mercedes ML 320 com câmbio automático. De uns tempos para cá a mesma passou a ter um comportamento esquisito. De manhã com o motor frio tudo Ok,. Partida , troca de marchas, ré, reduzidas, tudo perfeito, podendo sem desligar o motor fazer qualquer viagem para qualquer lugar, mudando tdas as marchas normalmente MAS SEM DESLIGAR O MOTOR) Desligando o motor depois de 30 minutos andando ja com ele aquecido (temperatura no meio) e desligando o motor(digamos uma parada em um posto de gasolina) e ligando para sair , o mesmo entra em estado de emergência ou seja(Uma unica marcha e marcha a ré) mas sem mudanças das outras marchas(Somente uma marcha e marcha a ré.) Se ficar parada sem dar partida por treis horas aproximadamente e dar a partida com a temperatura já baixa a mesma volta ao normal com todas as marchas sem trancos, sem barulhos , tudo corretamente. Em dias frios a situação melhora caindo para meia hora o tempo de esfriamento…..SERIA PROBLEMA NO SENSOR DE TEMPERATURA- Grato-

    • Marketing disse:

      Olá Luiz, tudo bem? Agradecemos pela confiança, mas infelizmente não podemos diagnosticar sem examinar o veículo. Sugerimos que procure um mecânico de confiança o mais rápido possível.

  14. Vinícius disse:

    Tenho um audi a4 2014 Meu carro quando sai da garragem ou em alguma subida muito íngreme não posso andar a menos de 10km por hora que o conts giro dele passa de 2 mil giros e o carro parece que não anda seria problema de câmbio

    • Marketing disse:

      Oi Vinícius, agradecemos pela confiança, mas não podemos fazer diagnóstico sem analisar o veículo. Sugerimos que procure um mecânico o quanto antes para evitar maiores problemas e, principalmente, de comprometer a sua segurança e da sua família.

  15. Miih Silva disse:

    Boa Tarde… Comprei um vectra recentemente… E to tendo alguns problemas no câmbio…. Hj mesmo fuiz da ré nele.. Joguei pra ré, liberei o pedal e ele na saia do lugar, joguei no D e ele ia pra frente normal… Ai toquei ele normal no D… Dps de uns 10 minutos andando com o carro voltou a funcionar o ré… E a pista ta complicado pra passar pra 4° marcha. Ele em torno dos 120 a 130 km/h ele fica num giro muito alto ele cheega aos 6 mil giros e n passa a marcha.. Oque vc me diz?

    • Marketing disse:

      Olá Miih,
      Agradecemos pela confiança, mas não podemos fazer diagnóstico sem analisar o veículo. Sugerimos que procure um mecânico o quanto antes para evitar maiores problemas e, principalmente, de comprometer a sua segurança e da sua família.

  16. ROBERTO CARLOS SACCHI disse:

    olá , tenho um c3 picasso automático 2011.
    quando coloco em drive fica com uma aceleração muito forte q as vezes sinto q o freio não vai segurar. isso acontece também com a ré.
    começo a andar e problema para , voltando eventuamente em alguma parada de semaforo.
    tem ideia do poderia ser ?

    grato

    • Marketing disse:

      Olá Roberto, tudo bem? Agradecemos pela confiança, mas não podemos fazer diagnóstico preciso somente baseado em informações. Sugerimos que leve seu carro o quanto antes em um mecânico de confiança para evitar o comprometimento da sua segurança e da sua família. 🙂

  17. junior gomes disse:

    olá/ bom dia. tenho um astra 2011 automático, ele ta saindo de 3 marcha e nao passa pra nenhuma outra. Alguma sugesta do que possa ser?

    • Marketing disse:

      Oi Junior, infelizmente não podemos auxiliar sem ter contato com o carro para avaliação. Sugerimos que consulte o manual do carro e procure um mecânico de confiança o quanto antes para não comprometer sua segurança e da sua família. 😉

  18. Delmar Conceição de Castro disse:

    Bom dia tenho um Vectra elegante automáticono D só tá saindo na 4 marcha não consigo resolver o problema

    • Marketing disse:

      Oi Delmar, infelizmente não podemos auxiliar sem ter contato com o carro para avaliação. Sugerimos que consulte o manual do carro e procure um mecânico de confiança o quanto antes para não comprometer sua segurança e da sua família. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *