O que são as sapatas e lonas do freio a tambor?
O que são as sapatas e lonas do freio a tambor?
28 de junho de 2017
Quais são os tipos de Sistemas de Freio?
Quais são os tipos de Sistemas de Freio?
9 de julho de 2017
Quais os componentes do freio a disco?

Quais os componentes do freio a disco?

Os principais componentes do freio a disco são o cilindro de freio, o servo de freio, os flexíveis de freio, a pinça de freio, as pastilhas e o disco de freio.

Para facilitar o entendimento, vamos explicar um pouco do funcionamento do freio. Quando pisamos no pedal de freio, uma haste é pressionada e ela aciona o servo de freio (também conhecido como hidrovácuo), que ajuda o condutor, pois ele aumenta a força recebida do pedal.

O Fluído de freio

fluido de freio é um dos principais componentes desse sistema, pois ele é como um multiplicador de força que transfere movimento até as rodas com força suficiente para acionar as pinças, além de lubrificar os componentes protegendo-os contra oxidação, corrosão e aliviando o atrito entre as peças e é preparado para trabalhar em altas temperaturas.

O fluído vem através das tubulações e vai direto para os componentes que fazem a parada do veículo. Primeiro o fluído vai para a pinça de freio, que está montada sobre o disco.Ela também é conhecida como punho ou cavalete, na pinça existe um ou mais cilindros por onde se deslocam os pistões. O cilindro é protegido por uma coifa, nele pode estar montado um anel de borracha que garante a vedação do pistão.

A pinça vai receber o fluido nos pistões de freio, e os pistões vão pressionar as pastilhas que ficam alojadas dentro da pinça, as pastilhas por sua vez pressionará o contra os discos que estão presos ao cubo de roda. Essa pressão gera o atrito, que gera o calor que vai parar o automóvel. E quando tiramos o pé do pedal o fluído volta para o cilindro.

Não esqueça:

É importante lembrar que, pela física, quando temos a velocidade constante, o peso é distribuído de maneira uniforme – tanto na parte dianteira do veículo, quanto na traseira.

Já na hora da frenagem, a parte dianteira sofre um aumento de peso. Por isso, os veículos precisam de mais potência de frenagem nas rodas da frente, por isso, é melhor que seja usado o freio a disco pois eles têm uma maior potência para parar o veículo.

Quer receber ofertas exclusivas por email? Faça seu cadastro AQUI

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *