Quando devo trocar as pastilhas de freio?
Quando devo trocar as pastilhas de freio?
20 de junho de 2017
Para que serve o cilindro mestre do freio?
Para que serve o cilindro mestre do freio?
23 de junho de 2017
Quais são os tipos de discos de freio?

Quais são os tipos de discos de freio?

Já o disco ventilado é composto por dois discos com espaçamento entre eles. Esse espaço é a câmara de ventilação e é por onde passa o ar que retira parte do calor entre o disco e a pastilha, proporcionando eficiência nas grandes freadas. Por isso, seu custo é um pouco mais elevado.

Os discos perfurados foram desenvolvidos para eliminar ainda mais calor e o vapor causado pelo atrito entre o disco e a pastilha, pois isso impedia na completa aderência entre eles, interferindo na frenagem. Esse disco possui furos que ajudam a evacuar o vapor, mantendo um maior contato com a pastilha. Porém, com a perfuração do disco, a superfície de atrito é reduzida e compromete a sua resistência. Em ocasiões em que o disco sofre grande variação de temperatura, os furos acabam resfriando mais rápido que o próprio disco e isso acaba ocasionando rachaduras entre os furos e a possível quebra do disco.

Por último, temos os discos ranhurados, que são considerados os melhores do mercado, pois como os perfurados, foram desenvolvidos para resolver o problema de dissipação de calor e vapor entre ele e a pastilha. Porém, sua estrutura já é mais elaborada onde tem mais espaço de aderência, além disso, possuem quinas abrasivas que melhoram sua performance, que eliminam o calor e, ao mesmo tempo, limpam os resíduos das pastilhas. O único ponto negativo é que causam maior desgaste nas pastilhas.

Caso precise comprar alguma peça para o seu veículo, aproveite nossas ofertas e visite uma de nossas lojas!

Você pode gostar também de saber quando deve trocar a bateia do seu carro. Leia clicando AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *