Qual a hora de trocar a vela de ignição?

Check-list: não pegue a estrada sem conferir
Check-list: não pegue a estrada sem conferir
12 de Janeiro de 2018
Alinhamento e balanceamento: porque fazer?
Alinhamento e balanceamento: por que fazer?
12 de Janeiro de 2018
Qual a hora de trocar a vela de ignição?

Vela de ignição: 4 sinais que indicam a hora de trocar

vela de ignição é responsável por gerar a centelha responsável pela queima do combustível dentro da câmara de combustão. Complexo? Fica tranquilo. O que você precisa saber mesmo é que de tempos em tempos ela deve ser trocada, caso contrário, seu carro vai perder desempenho e aumentar o consumo de combustível. Ficou curioso para saber qual a hora de trocar a vela de ignição?

Para saber mais, continue a leitura, pois vamos te dar 4 dicas de como saber se a vela de ignição do seu carro precisam ser trocada.

Revisão periódica

Para começar é importante que você saiba que no mínimo as velas devem ser vistoriadas a cada 10 mil quilômetros, mais ou menos o mesmo período em que você deve levar seu carro para uma revisão de motor. Ou seja, aproveite e peça para o seu mecânico dar uma conferida no estado de conservação da vela de ignição e também do cabo de vela.

Fique atento aos sinais de desgaste delas, pois o uso de velas em mal estado, pode gerar gastos muito maiores do que uma simples troca de kit de velas e cabo.

Qual a hora de trocar a vela de ignição? 4 sinais que indicam a hora de trocar

1. Consumo excessivo de combustível

Como as velas são responsáveis pela combustão do combustível, quando elas estão em mal estado esse funcionamento fica prejudicado.

Outros fatores podem fazer com que o seu veículo consuma combustível em excesso, como a falta de calibragem dos pneus, por exemplo, mas o estado das velas é uma possibilidade que deve ser levada em consideração, pois afeta não só o consumo do carro como o desempenho do motor.

2. Perda de Potência

Como mencionado no item 1, o mau desempenho do motor pode estar associado ao mal estado das velas de ignição, pois elas contribuem para a aceleração e a troca de marcha. Quando as velas não estão em bom estado o carro perde eficiência na aceleração e o motor não responde, principalmente nas subidas.

3. Superaquecimento

O derretimento do eletrodo central, responsável por causar o superaquecimento, pode ser causado pelo uso de vela incorreta, entre outros fatores como sujeira na câmara de combustão e combustível de má procedência, por exemplo. Os principais sinais são a perda de potência do motor, falha na faísca de ignição e defeitos no motor.

4. Problemas em dar partida

As velas de ignição promovem a faísca elétrica dentro da câmara de combustão que dão início à queima da mistura entre ar e combustível. Dessa forma se dá a partida do motor. A vela provoca a centelha para ignição e troca calor com a galeria de arrefecimento. Quando começa a apresentar problemas, a vela não cumpre com sua função, fazendo com que a partida no veículo fique mais difícil.

Ao identificar qualquer um dos problemas citados acima, procura uma oficina de sua confiança para que seu carro seja avaliado e a troca das velas de ignição seja feita, caso necessário. Lembrando que a manutenção preventiva do veículo poderá identificar esse e outros problemas que o seu carro venha a apresentar.

O que achou desse conteúdo? Conte para nós nos comentários. Talvez você goste do nosso checklist antes de viajar. Leia AQUI

8 Comentários

  1. Rullian andrade melo disse:

    Muito bom. Mais dicas sobre carro. Como suapensão , funcão de peças que devem ser trocadas periodicamente seria muito importante.

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Rullian. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  2. Adailson disse:

    Muito boa essa dica.e a pura verdade.

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Adailson. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  3. Bom uma dica Boa pra muito condutores que tem seu carro que acha que o carro do faz anda parabéns bom dia

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Marcos. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  4. Gedeon Martins disse:

    Muito boa a dica de prevenção pois as mesma são de fato de grande consideração elevada , pois do contrário pode levar ao extremo de um prejuízo maior .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *