Qual a hora certa de trocar os pneus do carro?

A campanha Pemaza Por Elas foi um sucesso
15 de Março de 2017
Você sabe o que é a junta homocinética?
Você sabe o que é a junta homocinética?
10 de Maio de 2017
Qual a hora certa de trocar os pneus do carro?
Os pneus são um dos itens mais importantes do carro e vital para a segurança dos passageiros. Apesar disso, muita gente acaba negligenciando os cuidados com a peça - especialmente na hora da troca. Seja por falta de informação, atenção ou mesmo por conta do custo, a troca pode acabar sendo postergada além da conta, colocando em risco quem está dentro e até fora do veículo.

Por isso, fazer uma boa manutenção, observar com cuidado qualquer mudança nas peças e trocá-las na hora certa são essenciais. Mas você sabe qual o momento certo de trocar os pneus? Para te ajudar, listamos algumas dicas que vão facilitar a sua decisão.

1 - Acompanhe a quilometragem do carro
Os fabricantes de pneus sempre informam a vida útil do produto. Por isso, sempre observe qual a quilometragem máxima que seus pneus podem chegar e troque-os assim que atingir o limite.

E não se esqueça que esse valor diz respeito a um cenário de uso ideal - indicado tanto pelo manual do veículo quanto do fabricante dos pneus. Cuidados básicos de manutenção, como calibragem, alinhamento e balanceamento interferem diretamente nessa vida útil.

2 - Esteja atento ao indicador de desgaste
Todos os pneus possuem indicadores de desgaste, indicados pela sigla TWI, que são saliências de borracha nos seus sulcos. Observe esse indicador e troque seu pneu sempre que a profundidade dos seus sulcos diminuírem a 1,6 milímetros ou menos.

Além de colocar sua segurança em risco, os carros que estiverem equipados com pneus com o sulco inferior a 1,6 mm podem ser apreendidos.

3 - Bolhas e deformações
Outro indicativo de que está na hora de trocar seu pneu pode aparecer de uma hora para a outra - por isso, fique sempre atento a bolhas e deformações que podem aparecer na peça.

Uma dica é observar se existe algum desgaste, saliência ou irregularidade sempre que for calibrar seus pneus, de preferência a cada 15 dias. Caso verifique qualquer irregularidade, procure a PMZ mais próxima de você. Consulte AQUI.

Qual a hora certa de trocar os pneus do carro?

Caso esteja na hora de trocar o pneu do seu veículo, fique atento a essas dicas:

– Siga as especificações do manual do seu veículo, como marca, modelo, medidas e se é radial ou diagonal.

– Avalie as suas necessidades. Se você mora em um lugar com muita ou pouca chuva, se leva muita carga ou não, se pega estrada ou dirige apenas na cidade – tudo isso influencia no tipo de pneu que mais vai se adequar às suas necessidades.

– Compare preços, mas compre apenas pneus certificados pelo Inmetro. Pneus são caros e pesquisar é fundamental para fazer um bom negócio. Mas não coloque sua segurança em risco por causa de preço e compre apenas pneus certificados.

Você sabe qual a hora certa de trocar os pneus do carro? Confira o nosso checklist com 3 sinais que indicam a hora de trocar o pneu do seu carro.

Estamos presentes em cinco estados das regiões Norte e Centro-Oeste: Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Mato Grosso. Quer saber onde encontrar a loja PMZ mais próxima? Clique AQUI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *