Qual a hora certa de trocar os pneus do carro?
Qual a hora certa de trocar os pneus do carro?
10 de Abril de 2017
Quais são os tipos de Sistemas de Direção?
Quais são os tipos de Sistemas de Direção?
21 de Maio de 2017
Você sabe o que é a junta homocinética?

Você sabe o que é a junta homocinética?

Você sabe o que é a junta homocinética?

Você sabe o que é a junta homocinética? Você pode nunca ter ouvido falar nesse termo estranho, mas saiba que a Junta homocinética é uma das peças mais importantes do seu carro e essencial para que ele possa andar.
Isso porque esse item é o responsável por transmitir para as rodas a força produzida pelo motor. Além disso, ela permite que as rodas continuem se movimentando mesmo quando mudamos de direção ou estamos em uma curva.
Também conhecida como junta de velocidade constante, junta VC, ou JVC, a Junta homocinética é a responsável por fazer a ligação entre o semieixo e o cubo de roda, ou seja, sem ela o veículo não seria capaz de se movimentar com as rodas viradas.
Vida útil e manutenção

Em média, as juntas homocinéticas têm vida útil de 40 a 50 mil quilômetros, mas isso deve ser verificado com cada fabricante. Para se certificar de que estão em boas condições, o ideal é checar periodicamente como estão as suas coifas, espécie de proteção de borracha sanfonada ligada às rodas e responsáveis por proteger a junta homocinética de poeira, chuva e lama.

Isso pode ser feito por qualquer mecânico ou mesmo em um posto de combustível.

Você também pode notar algum problema nas juntas homocinéticas quando o carro estiver em movimento ou durante manobras. Para isso, atenção a qualquer barulho anormal. Sons de atrito metálico ou estalos podem indicar excesso de folga em alguma peça e a necessidade de trocar o conjunto.

A junta homocinética precisa ser trocada?

A junta homocinética tem vida útil de 40.000 a 50.000 km, a depender do fabricante. Por isso, de tempos em tempos, precisa ser trocada. Caso você verifique algum problema na junta homocinética e precise realizar uma troca é importante ficar atento a alguns pontos, por isso, siga nossas dicas e evite problemas no seu carro.

1 – Cuidado com peças recondicionadas

Existe no mercado a opção de trocar seu conjunto original com defeito por um recondicionado. Essas peças usadas passam por uma recuperação e são vendidas por um preço muito mais atrativo. Mas muito cuidado! Equipamentos de má qualidade podem não apenas danificar seu carro como travar e causar sérios acidentes.

2 – Dê preferência ao fabricante

Os fabricantes também podem recuperar juntas homocinéticas e trocá-las por um valor até 30% mais barato. Essas opções são sempre mais confiáveis, não apenas pela redução de riscos de acidentes, como pela garantia de fábrica.

3 – Manutenção emergencial

Caso você tenha uma emergência e não queria trocar todo o conjunto, uma opção é desmontar a coifa, remover a junta homocinética, limpá-la e trocar a graxa (além de trocar a própria coifa, se estiver estragada). Mas, para isso, procure um mecânico de confiança, já que o processo exige conhecimento técnico e ferramentas específicas.

Saiba onde encontrar uma Loja PMZ perto de você. Clique AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *